OXAGUIÂ

OXAGUIÂ



Características gerais


Oxaguian, Oxoguiã, Orisà Oguiyan: Divindade Yorubá, cultuado no Candomblé afro-brasileiro.

Segundo a mitologia Yorubá, o universo foi criado por Olorum. Os filhos de Olorum são os Orixás, que receberam cada qual atribuições e responsabilidades sobre a criação de seu Pai. O primeiro e mais velhos dos Orixás é Oxalá, a quem se credita a criação do Homem.

Oxaguian é apontado como o aspecto jovem de Oxalá, outras vezes é apontado como filho de Oxalufã, o qual é tido como o aspecto velho de Oxalá. Oxaguian, "o moço", na sua forma "guerreira" de Oxalá, carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza.

Na mitologia Yorubá, os Orixás associam-se a cidades ou regiões africanas, que seriam regidas ou favorecidas por seu respectivo Orixá. Seu templo principal é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, ou Rei de Ejigbo.

Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material. Seu domínio são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. 

Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.

É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo. 

É um Orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gostando de mesa farta. Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta. 

Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome.

Sua comida favorita é o inhame. Sendo orixá das inovações e invenções, criou para si o pilão, de tal forma que pudesse saborear seu prato favorito. Daí inclusive deriva seu nome: Oxaguian significa literalmente “Orixá comedor de Inhame Pilado”.

Diz-se que enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxaguian fornece inteligência e vontade para vencer. Representa o início de um movimento. Este orixá tem personalidade violenta e severa.

É com Oxaguian que se encerra o ciclo das festas de Oxalá com a festa do Pilão de Oxaguian (ojó odo)- o dia do pilão.

Ogyan é em si o Orixà da Vida, do Dia, do Masculino, da Guerra e do Progresso! 

Enquanto Ogun, primordialmente, era o Orixà da caça. Que deixou para seu irmão mais novo Oxóssi, enquanto foi se ocupar de “ganhar o mundo”. 

Com a ajuda de Ifà descobriu o ferro e como manipulá-lo, era este o material que “ganharia o Mundo”, assim o metal seria o elemento mais necessário e mais respeitado neste plano de matéria, sempre rivalizando com o fogo sua hegemonia (donde se tira sua eterna rivalidade e contenda com seu irmao Xangô, o fogo). Quando descobriu o ferro todos os Orixàs invejaram a descoberta de Ogun. 

No entanto, nem o próprio Ogun sabia exatamente o valor de tal descoberta. Foi sua parceria com Ogyan que o fez descobrir até em que extremo ele saberia explorar todo o valor desta descoberta. 

Pois Ogyan o estrategista efervescente, colocou Ogun para confeccionar todos os instrumentos que inventava! 

E assim Ogun e Oxalá produziram todos os instrumentos de labor, de cultivo, construçao e tb de guerra!! Sendo assim Ogun, o Orixà do Ferro, se tornou tb um dos patronos da construçao, do progresso, do trabalho, da agricultura e da guerra! 

Ainda se pode ver, em suas danças míticas, Ogun fazendo uso dos instrumentos que confeccionou, ao mesmo tempo que se pode ver, nas danças míticas, Ogyan apresentando cada instrumento criado por seu inventivo intelecto: A espada, a Lança, o Escudo, o pilão!...

“Uma guerra se vence primeiro pelo cérebro, depois pelo aço.”

Oxaguiâ representa a inteligência humana, os dons de oratória e de persuasão. O poder que a comunicação tem de elevar e destruir o ser humano. 

Representa o entendimento das coisas, e em seguida a sua materialização. Sua verdade é que todas as coisas materiais tem origem na vontade, no pensamento, na projeção e na sua profunda compreensão.

E que as coisas materiais têm ligação e início no lado espiritual, e que estas coisas estão intimamente interligadas. 

Além do raciocínio esse Orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos.

Essa guerra não deve ser interpretada ao pé da letra, mas sim num sentido mais abrangente como, por exemplo, na luta pela sobrevivência.

E também pode ser entendido como a luta pessoal de cada um com suas imperfeições, defeitos e incapacidades e a superação destas.

Foi um grande estrategista não entrando numa guerra sem antes pensar muito bem nos prós e nos contras a fim de não pôr em risco seus exércitos.

Evitava ao máximo o confronto tentando sempre resolver os problemas de outra maneira, mas se os argumentos não adiantavam entrava na guerra lutando até o final custasse o que custasse. 

Para ele era tudo ou nada.

É o Orixá da fartura, da riqueza obtida por mérito próprio e do raciocínio pleno. 

Este Orixá também carrega as cores azuis (claro e escuro) além do branco. Isso se deve ao fato de possuir uma grande ligação com o Orixá Ogun e com Oxossi. 

Oxaguian é o único Orixá fun-fun que guerreia usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun.

Todo iniciado na cultura desse Orixá, além do seu assentamento deve ter também um assentamento para Ogun.

Seu lado negativo é a fofoca, a mentira, a megalomania, a calúnia, a impulsividade, a ignorância, a loucura e a discórdia.


Orixá do dinamismo e movimento construtivo, da cultura material.

Seus domínios são as lutas diárias por sustento e trabalho e a paz.

Oxaguian incentiva o trabalho e a superação.

Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. 

Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos com a razão e a inteligência estratégica.

É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo.

É um Orixá relacionado com o sustento do dia a dia, gostando de mesa farta.

Seu sustento vem do fundo da terra ou da floresta, e em algumas qualidades e caminhos, até mesmo pela pesca.

Ele detém todas as armas e as usa para alcançar seus objetivos, que são: dar para quem tem fome e até tomar de quem tem muito e não tem fome.

Diz-se que enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas) Oxaguian fornece inteligência e vontade para vencer. 

Representa o início de um movimento. 

Este orixá tem personalidade violenta e severa. É um orixá justiceiro, de caráter austero ligado aos irunmolés da direita.

Não suporta a mentira, a maledicência, a discórdia semeada pela calúnia. 

Oxaguiã pune com a miséria total e com o desequilíbrio mental e espiritual seus filhos que usam da má palavra para semear o ódio e a injustiça.



Para adquirir maiores informações sobre:  qualidades ou caminhos, itans, orikis, adurás e outos detalhes ritualíticos sobre este orixá, adquira nossa apostila “ORIXÁS”, cuja renda será totalmente revertida para a construção de nossa sede.


Acesse em APOSTILAS os dados bancários emaiores informações  para obter nossas apostilas e contribuir com nossa comunidade.